A segurança de seus trabalhadores é fator primordial durante a estruturação do trabalho de qualquer indústria. Os gestores precisam refletir sobre as melhores formas de proteger os colaboradores dos perigos que algumas atividades representam para a saúde de cada um deles.

Para ter uma estrutura de primeira linha, é preciso investir em segurança do trabalho. Confira agora 7 motivos para fazer este investimento e compreenda o porquê dessa importância.

1. Organização interna

Criar as políticas de segurança no ambiente de trabalho ajuda a estruturar melhor os processos, principalmente por identificar momentos de periculosidade ou que precisam de melhorias para evitar a ocorrência de acidentes.

2. Prevenção de acidentes

Adquirir os EPIs (Equipamentos de proteção individual) corretos para cada atividade, criar a CIPA (comissão interna de prevenção de acidentes) e mapear as áreas de risco são medidas profiláticas que ajudam a conscientizar os funcionários sobre a importância dos cuidados básicos e reforça o compromisso da empresa com a integridade de sua equipe e as normas de segurança.

3. Eliminação de acidentes

Pela lógica, os cuidados com a redução de acidentes têm como objetivo erradicar esse tipo de ocorrência do ambiente laboral. Investir na segurança não só é uma medida profilática, mas também remediativa para cessar prontamente os acidentes.

4. Amplia a satisfação do trabalhador

Ninguém gosta de sentir que está exposto a algum tipo de risco durante o expediente. O investimento em segurança do trabalho demonstra aos funcionários toda a preocupação da empresa, e isso reflete na satisfação dos colaboradores, afinal, é bem melhor trabalhar sabendo que os patrões se importam com você.

5. Evita medidas judiciais em caso de acidente

Lembre-se que a justiça do trabalho foi criada para proteger os direitos dos empregados, afinal, nesta relação patronal é mais raro que o inverso ocorra. Sendo assim, uma ação movida por um trabalhador acidentado no qual seja alegado a falta de EPIs ou de cuidados com a segurança, fatalmente a empresa será condenada.

Seu departamento jurídico e toda a direção da empresa querem evitar ao máximo este tipo de situação, por isso, acaba saindo mais barato investir na segurança do que ter que enfrentar o tribunal.

6. Redução dos custos

Pegando um gancho na diminuição das ações judiciais e dos acidentes em si, podemos colocar as despesas com a segurança do trabalho dentro de uma nova categoria: a de investimento.

Ao gastar com segurança, reduzem-se os custos com licenças médicas e processos trabalhistas, o que a longo prazo significa diminuição de gastos com empregados.

7. Controle da atuação dos funcionários

Da mesma maneira que uma empresa é condenada se não oferecer proteção aos empregados, ela é inocentada caso haja negligência particular.

Ao investir em segurança e se resguardar da falta de equipamentos e medidas precativas, a empresa cria um padrão de excelência para os trabalhadores seguirem, o que nada mais é do que uma forma de controlar a atuação dos funcionários, se estão seguindo os procedimentos e trabalhando com os equipamentos.

Essas são apenas 7 dos motivos para investir em segurança do trabalho. Além deles, podemos citar outros ganhos indiretos, como ser uma empresa que amplia a felicidade dos funcionários, tornar-se um modelo de mercado quando o assunto é segurança e a possibilidade de utilizar dessa proteção como forma de atrair clientes e parceiros.

Se você gostou das dicas, compartilhe-as nas suas redes sociais e auxilie outros gestores de empresa a ressignificar a importância do investimento em segurança do trabalho!