Blog NR12SemSegredos
Segurança em primeiro lugar
Saiba como otimizar o gerenciamento de tempo em projetos
Otimizar nosso tempo de trabalho nem sempre é tarefa fácil. Uma análise de risco, por exemplo, quando não é bem organizada, pode levar horas a mais do que o necessário. Tempo desperdiçado que poderia ser aproveitado melhor.
Agora pense na implantação de um projeto de segurança, desenvolvido como solução dos riscos identificados. As atividades envolvidas, nesse caso, são inúmeras.
E se o tempo não for bem gerenciado, os riscos da qualidade final do projeto ser afetada ou mesmo nossa qualidade de vida — visto que um projeto cheio de problemas pode nos assombrar até durante o sono — são altos.
Por isso, é essencial buscar alternativas para melhorar o gerenciamento de tempo em projetos, conquistando maior produtividade e eficiência! Quer saber como? Continue lendo!
Organize seu tempo
Quando tudo é prioridade, nada é prioridade. O primeiro passo para iniciar seu gerenciamento de tempo em projetos é fazer um planejamento de atividades, com estimativa de tempo para cada uma delas.
Faça uma planilha onde consiga marcar a data de término e a prioridade de cada uma. Dessa forma, você saberá exatamente quando trabalhar em determinada tarefa, acompanhando seu tempo para que nada fique atrasado.
Diga não à procrastinação
Procrastinar é aquele velho hábito de deixar para depois o que pode ser feito agora. E as consequências disso serão atrasos significativos no projeto, além de te obrigar a dar conta de tudo em um tempo muito mais curto.
Por isso, é importante saber como acabar com a procrastinação e se ater ao cronograma desenhado por você, mantendo todas as atividades em dia com o que você estabeleceu dentro do seu cronograma.
Faça reuniões produtivas
Reuniões são sempre um momento delicado. Desviar do assunto agendado ou discutir coisas irrelevantes para o projeto acontece mais vezes do que deveria e por isso é preciso ficar atendo para que o tempo dedicado a elas não seja totalmente perdido.
Reuniões eficazes devem ser objetivas e contar com o envolvimento de todos os participantes. Deve-se evitar ao máximo desviar do assunto que foi a razão pela qual ela agendada inicialmente e manter sempre uma ata, com tudo que foi discutido e os responsáveis por cada atividade definida durante o encontro.
Saiba delegar tarefas para um bom gerenciamento de tempo em projetos
Esse é um dos maiores vilões de um bom gerenciamento de tempo. Muitas pessoas tem dificuldade em delegar por acreditarem possuir uma capacidade maior de realizar determinadas atividades do que outras.
Porém, isso é extramente prejudicial ao seu projeto, visto que, como o diz o ditado, é impossível abraçar com as duas mãos. Tenha certeza de contar com a mão da sua equipe, aproveitando as melhores qualidade de cada um para cada tarefa.
Um bom gerenciamento de tempo em projetos pode trazer diversos benefícios a você e sua empresa, porém depende da mudanças nos hábitos e atitudes diários. Coloque em prática nossas dicas para aumentar a produtividade e ver seu projeto deslanchar!
Curtiu nosso post? Lembre-se de nos contar nos comentários abaixo o que você costuma fazer para tentar melhorar a distribuição do tempo no seu dia a dia!