Blog NR12SemSegredos
Segurança em primeiro lugar
Segurança em primeiro lugar
Não é de hoje que a suspensão da NR12 esta causando muita polêmica, seja pelo conteúdo técnico ou pelas interdições realizadas pela fiscalização. Em 2013 tiveram 3 propostas, sendo 2 de suspensão e uma de modificação da NR12, estas ainda não foi discutida da Câmara dos Deputados. Em 2015 temos mais 2 propostas para suspensão.
Os benefícios que podem ser claramente vistos com a NR12
Acompanho as alterações ou propostas de alterações pela Abimaq/CNI que participa do Conselho Tripartite, mas é possível acompanhar as propostas diretamente do site da Câmara dos Deputados, pelo site:
Como a legislação no Brasil pode mudar de um dia para o outro, e temos que conviver com está insegurança jurídica, devemos acompanhar sempre o que está acontecendo nos diários oficiais.
Os que estão de acordo, ou seja, querem que a NR12 seja suspensa como por exemplo a CNI e outras instituições patronais como Fiesp.
E os que discordam da suspensão, e acreditam que seja um ótimo caminho para melhorar a segurança dos operadores brasileiros.
De qual lado você está? Comente abaixo e deixe sua opinião.
18 comentários em “Proposta de suspensão ou cancelamento da NR12”
Luiz Carlos
a nr-12 pode ajudar a diminuir os acidentes de trabalho no brasil. esses deputados nao tem o que fazer!
LUCAS G GUIMARAES
CONCORDO EM MANTER A NR12
Allan Marcus
A NR 12 vai gerar um custo de 110 bilhões de reais a indústria brasileira sendo inviável ainda mais com esse momento econômico péssimo. É impossível não somente por custo mas por dimensionamento adequar tudo. Ao invés de suspender a NR 12, ela deveria ser modificada de modo que projetos e máquinas instaladas, reformadas, a partir de 2010 para frente tenham que estar adequadas.
Rodrigo Lopes de Siqueira
Suspender seria retroceder, porém postergar prazos conforme criatividades seria interessante, principalmente neste momento de crise.
Importante também ter atenuante quando a empresa realizou mitigacões e está comprometida de um modo geral com a segurança.
Walter Luís Künzel
Caro Allan Marcus. Você tem razão sobre alguns aspectos, porém de onde vem esse número de R$ 110 Bi? Acho isso falácia da indústria. Me nego a aceitar que a conta seja essa. Semana passada tivemos um acidente em máquina velha, datando anteriormente de 2010 com amputação de braço. E ai? Não fazer a adequação com simples chapas metálicas protegendo a máquina? Portanto a NR-12 não deve ser suspensa. E sim realizar um trabalho econômico, produtivo e com segurança.
ADALBERTO BARROS LOBO
Quanto vale um membro do seu corpo???.
Com certeza não tem preço.
A Nr 12 tem que continuar porém tem que existir uma apreciação de risco que esteja trabalhando para os dois lados tanto patronal quanto para nos colaboradores….
Desta forma vamos atender a norma e também proteger a integridade física do trabalhador…
DouglasCustodio
Podemos incluir na pergunta de quem é o corpo, braço, dedo… se for meu tem um preço.. e for de outro pode ser um preço diferente…
Ronaldo Lopes
A NR-12, deve sim permanecer viva, pois estes deputados que não tem o que fazer querem matar o trabalhador, vá ver que ele é empresario e tem muitas máquinas por isso não concorda. Porque ele não vai aprovar a diminuição dos salários deles.
wenceslau
No meu entendimento, suspender a NR-12 é um retrocesso na segurança, uma visão distorcida dos nossos legisladores e também um entrave a modernização do parque tecnológico brasileiro. Em algum momento precisaremos vencer esse obstaculo. Quando?
Tania Regina
Acho que a NR-12, deve permanecer sim!!
Na empresa que trabalho, tivemos um acidente de trabalho, onde a funcionária veio a perder o braço por falta de adequação no maquinário.
O que eles não querem é gastar com prevenção!
Gerson
Boa dia, quem sabe ficamos como alguns países sem normativos de segurança? Um homem morreu após ser agarrado e esmagado por um robô em uma fábrica da Volkswagen na Alemanha. Segundo o porta-voz da empresa, a vítima tinha 22 anos e trabalhava com uma equipe na montagem da máquina. ANAC
Em divulgada na manhã desta terça-feira, a Anac informou que o pedido foi negado com base no Código Brasileiro de Aeronáutica (CBAer) e na Convenção de Chicago, que trata dos acordos de serviços aéreos entre os países. “O acordo com a Bolívia, país originário da companhia aérea Lamia, não prevê operações como a solicitada”, diz nota.
Alexandre Brandão Freire
A NR -12 do jeito em que está, precisa melhorar muito. Na verdade ela é uma gambiarra. sem nexo em alguns seguimentos da indústria e omissão em outros.
DouglasCustodio
Alexandre, você tem razão temos que melhorar, acredito que já foi um grande passo se observarmos como era a norma antes desta revisão de 2010.
Carlos Alberto
Carlos Alberto (TST)
Palmares-PE
Suspender a NR 12 é dar um soco usando o soco inglês no tralhador,é aumentar ainda mais os índices de de acidentes do trabalho com Gostaria de saber o que se passa na cabeça dos deputados deste país,ainda mais com esta reforma da previdência social.que vem para acabar com a classe do trabalhadores imaginem vários trabalhadores sofrendo acidentes de natureza gravíssima com maquinas e equipamentos chegando até sofrer amputações e o INSS dizer…VOCÊ SÓ PERDEU UM BRAÇO…TEM OUTRO VOCÊ PODE TRABALHAR…E o coitado do colaborador não ter mais uma norma que lhe proteja é o fim da picada.
DouglasCustodio
Carlos, hoje temos muitas máquinas ultrapassadas tecnologicamente, assim como os sistemas de segurança. Infelizmente não serão leis ou normas que resolverão este cenário, mas um investimento em máquinas e processos mais seguros, mais eficientes, mais lucrativos, versáteis, conectadas… Vamos ver o que nos aguarda nos próximos anos…
JOÃO BAPTISTA
A NR 12 É VITAL PARA A VIDA DOS TRABALHADORES, JÁ IMAGINOU O QUANTO DE INDENIZAÇÃO AS EMPRESAS VÃO PAGAR POR PERDA DE MEMBROS E ATÉ MESMO PELA MORTE DE TRABALHADORES, COM CERTEZA VAI AUMENTAR O ÍNDICE DE ACIDENTE DE TRABALHO E O DESRESPEITO DO PATRONAL PARA COM O TRABALHADOR NÃO VÃO QUERER GASTAR COM A PROTEÇÃO DAS MÁQUINAS DEIXANDO O TRABALHADOR EXPOSTO AO PERIGO E OLHE LÁ SE VÃO GASTAR COM LIMPEZA E MANUTENÇÃO PREVENTIVA. POR ISSO EU DIGO “NÃO” SUSPENDER A NR 12.
DouglasCustodio
Interessante sua linha de pensamento.
CARLOS E CALDEIRA
Qualquer ação de suspensão da NR 12 é um retrocesso e uma temeridade !!!!
Sou Engenheiro de Segurança e tenho quase 40 anos de experiência fabril. A NR 12 como qualquer norma regulamentadora, deve ser aplicada com bom senso e pleno conhecimento. Agora trabalhando bastante nesta área, verifico que muitas vezes se efetuam análises de risco utilizando um coeficiente de segurança muito alto, inviabilizando os custos da aplicação. Devemos utilizar um nível de qualidade “adequado”. Isto com certeza viabilizará todo este cenário, evitando que em comparação com mercados como os Europeus e Americanos sejamos totalmente mais rígidos, pervertendo a realidade e inviabilizando a aplicação. Os profissionais que efetuam as análises de riscos devem ter conhecimento do método e pleno conhecimento do equipamento, participando desta análise deverão estar os projetistas, os operadores e os mantenedores. Assim poderemos efetuar avaliações coerentes dando maior acuracidade às análises. Podemos sim viabilizar esta importante norma regulamentadora, e vejo como totalmente inaceitável e impraticável sua suspensão.