A análise de risco é um estudo técnico responsável por elencar todos os riscos existentes dentro de um ambiente de trabalho. Ela deve conter informações como atividade executada, seus riscos, meios de propagação e danos. A partir disso, é possível estabelecer medidas de controle, como ações e seus responsáveis.

Ela é importante para garantir a segurança dos colaboradores, assim como da própria empresa em sua atuação. Ela é feita por profissionais de segurança do trabalho e a sua não realização implica em um maior risco de acidentes diversos, já que os riscos não são conhecidos e nem tampouco eliminados.

Pensando nisso, veja a seguir 5 motivos que mostram por que você deve fazer uma análise de risco em sua empresa agora.

1. Diminui o risco de acidentes de trabalho

O ambiente de trabalho pode conter diversos riscos para a saúde do trabalhador. Um piso escorregadio, um fio desencapado ou mesmo a grande quantidade de barulho ou resíduos afetam diretamente a saúde e a segurança dos colaboradores.

Com uma análise de risco de qualidade é possível identificar todos os pontos que sejam possivelmente problemáticos e quais as consequências que podem gerar, especialmente na área de máquinas.

A partir daí, é possível agir de modo a eliminar ou diminuir o impacto dessas situações consideradas perigosas ou adversas. Com isso, evitam-se acidentes de trabalho de maneira geral.

2. A análise de riscos também estimula a motivação dos colaboradores

Por saberem que estão em um local mais seguro, os colaboradores ficam mais motivados quando essa análise é feita de maneira correta. Sabendo que a empresa se preocupa com seu bem-estar e com sua saúde, eles se sentem mais seguros para desempenhar suas funções.

Isso gera um ganho de produtividade e também diminui a taxa de rotatividade. Como resultado, as equipes ficam mais coesas e com atuação otimizada.

3. Evita danos ambientais

O ambiente de trabalho pode trazer riscos também para o meio ambiente. O vazamento de uma máquina ou uma etapa que não é seguida corretamente pode resultar em contaminação ambiental.

A partir da identificação dos riscos é possível evitar que os danos ambientais aconteçam em primeiro lugar. Isso acontece porque ela ajuda a planejar formas de mitigação e redução dos danos por meio das medidas de controle.

4. Garante o atendimento à legislação

Com uma análise de risco bem feita, há a garantia de cumprimento com as obrigações previstas por lei. Do ponto de vista ambiental, essa análise diminui as chances de que ocorram acidentes ambientais que geram multas e punições severas.

Do ponto de vista trabalhista, a análise ajuda a garantir a criação de um ambiente mais seguro, o que diminui possíveis problemas decorrentes de acidentes de trabalho. Assim, a empresa fica alinhada com as normas de segurança do trabalho.

5. Gera economia de recursos

Outro ponto que deve ser considerado por você é o fato de que uma análise do tipo colabora para economizar recursos. Livre das possíveis punições decorrentes de acidentes diversos, a sua empresa também se torna mais lucrativa.

Além disso, a empresa assume uma imagem mais confiável e responsável. Longe de acidentes causados pela falta de análise de riscos, é necessário empreender menos esforços para desfazer os danos à imagem da empresa.

A análise de risco é um importante estudo que deve ser realizado na sua empresa porque cria um ambiente de trabalho mais seguro e mais produtivo para seus colaboradores. Além disso, evita acidentes relacionados ao meio ambiente, ajuda a economizar recursos e garante atendimento às leis vigentes.

Caso ainda tenha alguma dúvida, não deixe de comentar para que possamos te ajudar!