Blog NR12SemSegredos
Segurança em primeiro lugar
5 desafios para um gestor de equipes
Os gestores de pessoas tem a responsabilidade de liderar suas equipes rumo aos bons resultados e ao crescimento da organização. Contudo, a tarefa de coordenar os funcionários não é uma tarefa simples e requer muito cuidado no momento da tomada de decisão.
O gerente precisa reunir uma série de competências para conseguir identificar quais são as oportunidades dentro da sua área de atuação e encontrar soluções eficazes para fazer um bom trabalho.
Você sabe o que é gestão de equipes e quais são as maiores dificuldades encontradas pelos líderes? Então leia o conteúdo de hoje para tirar suas dúvidas e evitar que esses problemas aconteçam em sua empresa.
O que é gestão de equipes?
A gestão de equipes é a liderança exercida sobre os colaboradores de uma organização que tem como finalidade alcançar os bons resultados nos indicadores de gerenciamento de pessoas, tais como a motivação, produtividade, engajamento, rotatividade, etc.
Para atingir essas metas, é necessário que o líder desenvolva ações que permitam a participação, desenvolvimento, envolvimento e capacitação do grupo.
O ideal é saber coordenar e motivar a equipe de forma a explorar os habilidades individuais e o trabalho em grupo e, simultaneamente, suprir as necessidades dos profissionais.
Quais são os maiores desafios da gestão de equipes?
1. Oferecer um bom feedback
O feedback é uma ferramenta de retorno sobre o trabalho desenvolvido muito utilizado para motivar os colaboradores, reconhecer o bom desempenho e orientá-los para as melhorias necessárias. Todavia, muitos gestores utilizam de maneira errada o feedback e acabam encontrando resultados diferentes do esperado.
Cuidados como a observação correta do trabalho dos funcionários, tom de voz adequado, empatia, humildade e críticas construtivas são comumente ignorados durante o processo de retorno e passam para os funcionários uma percepção negativa do feedback.
2. Gerenciar conflitos
É muito comum encontrar nas organizações uma grande diversidade de crenças, cultura, objetivos, posturas e conhecimento, não é verdade? Essas diferenças são benéficas para uma empresa, pois enriquece as ações e as relações interpessoais.
Porém, existem muitas pessoas que possuem dificuldades em respeitar a opinião e a maneira de ser de cada um, fazendo com que os conflitos sejam recorrentes. Por mais comum que possa ser o surgimento de conflitos, o mau gerenciamento dessas oportunidades podem agravar os problemas de clima organizacional e afeta o crescimento interno.
3. Lidar com frustrações
Quando um funcionário começa a trabalhar em uma empresa, ele tem suas esperanças de desenvolvimento profissional renovada e se sente mais motivado para cumprir com seus deveres. Entretanto, quando esse crescimento não é imediato ou o gestor não faz o acompanhamento devido, o colaborador se frustra com a organização.
Saber lidar com essas frustrações é uma missão difícil para os líderes, pois recuperar a motivação individual requer muito empenho do gerente e força de vontade do funcionário.
Quando essa recuperação é lenta, a desmotivação e falta de empenho começa a afetar o trabalho do grupo e, consequentemente, os resultados.
4. Estabelecer metas corretamente
O estabelecimento de metas é fundamental para direcionar as ações da equipe e demonstrar a importância e cada um para o sucesso de um trabalho. Criar e acompanhar metas é um desafio e tanto para os gestores, pois é necessário identificar as necessidades da empresa e equilibrar o objetivos internos com os objetivos do funcionário.
Esse equilíbrio é muito importante para o empenho do grupo nas atividades. O líder que ignora esses dados e cria metas levando em consideração somente os próprios objetivos, certamente encontra problemas para atingi-los.
5. Gerenciamento de tempo
Os tópicos anteriores mostraram que a dedicação de tempo de um gerente é fundamental para a gestão de equipe. Esse controle de tempo se torna muito difícil quando o líder não possui um planejamento das atividades e precisa concentrar demasiadamente seus esforços na resolução de conflitos.
Por mais que administrar essas questões seja importante para o grupo, a ausência da presença do gestor na parte operacional e no acompanhamento de resultados culmina em tarefas mal executadas, baixa produtividade, falta de treinamento e até mesmo em falta de compromisso da equipe.
Entendeu o que é gestão de equipes e quais são as maiores dificuldades encontradas? Então deixe um comentário abaixo nos dizendo qual é o maior desafio na sua empresa.