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Segurança em primeiro lugar
4 práticas que definem uma boa imagem empresarial
Hoje, em um mercado cada vez mais competitivo, é ainda mais importante construir uma imagem empresarial de sucesso. Esse é um grande diferencial para qualquer negócio, podendo determinar seu sucesso ou fracasso no mercado.
Existem diversos fatores que contribuem para o desenvolvimento dessa imagem, se quiser aprender mais sobre o assunto continue lendo nosso post. Hoje vamos falar de quatro práticas que definem uma boa imagem empresarial. Boa leitura!
1. Lembre-se sempre: o cliente é Rei
Parece que, infelizmente, algumas empresas já esqueceram disso. A forma de se relacionar com seus clientes é um dos fatores mais determinantes (se não o mais) para a construção de uma imagem sólida no mercado.
Assim, é importante ter atenção às necessidades dos seus clientes e se elas estão sendo realmente supridas em sua empresa. Algumas instituições, inclusive, já buscam algo a mais: encantar seus consumidores. Isso é mais do que suprir necessidades, é superar expectativas — o verdadeiro diferencial.
Empresas que pensam apenas no seu próprio lucro tomam um caminho curto para o fracasso. Por isso, pensar sempre em seu cliente, o rei, é o primeiro passo.
2. Busque beneficiar também a sociedade
A responsabilidade social é um assunto cada vez mais presente em grandes empresas, como a Coca-cola, a Avon e o McDonalds. Contribuir para uma sociedade mais justa e solidária é uma excelente forma de agregar valor aos produtos e, claro, melhorar a imagem empresarial.
São várias as formas de se realizar o marketing social: ações contra a prostituição infantil, excesso de bebida alcoólica, combate a doenças, ajuda humanitária, adoção de animais, educação de comunidades carentes, etc.
Um ótimo exemplo é o McDia Feliz. A campanha realizada pela McDonalds, hoje, é uma grande ação de combate ao câncer infantil e juvenil. Nela, uma parte dos lucros arrecadado com a venda dos lanches são aplicados no combate a doença.
3. Valorize seu time de trabalho
Ter uma equipe engajada e funcionários que atendam aos seus clientes com um largo sorriso é, sem dúvidas, um dos pontos mais positivos para qualquer empreendimento. Mas para que isso aconteça é importante valorizar o time de trabalho.
Com essa intenção é cada vez mais comum ver empresas investindo em gestão estratégica de pessoas, endomarketing (marketing interno) e em segurança do trabalho — ações que demonstram apreço pelos funcionários.
Um bom exemplo é o cumprimento das normas reguladoras de segurança, como a NR12. Parece simples, porém muitas empresas deixam a desejar nesse ponto. Aquelas que realmente investem na segurança de sua equipe conseguem construir uma imagem realmente positiva.
4. Ajude o planeta com práticas sustentáveis
O assunto ganha cada vez mais espaço na mídia: redução de poluentes, reaproveitamento de produtos e implantação de sistemas de gestão de qualidade são apenas alguns exemplos.
A tendência é que esse destaque seja ainda maior com os anos, assim, empresas que investem em marketing verde certamente conseguirão se diferenciar no mercado — além de contribuir para tornar o mundo um lugar melhor.
E então, agora que já conhece as principais práticas para desenvolver sua imagem empresarial, continue aprendendo. Assine nossa lista e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail.