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4 elementos essenciais da gestão do conhecimento
Todas as tecnologias desenvolvidas pelo ser humano – seja o papel, a roda ou a máquina à vapor – passaram por diversos testes e processos evolutivos. Esse progresso só ocorreu graças à gestão do conhecimento necessário para que tais inventos fossem criados. Apesar de, em algumas situações, não conhecer a expressão “gestão do conhecimento”, o homem vem aprendendo a aprimorar tal ciência.
Um profissional responsável pela supervisão de processos e pessoas precisa inteirar-se sobre como gerir corretamente as disciplinas existentes em sua empresa. Continue a leitura desse texto e aprenda mais sobre a gestão do conhecimento!
Entenda o que é a gestão do conhecimento
Gestão do conhecimento, ou do inglês knowledgement management(página em inglês), é um conceito criado na década de 90 que leva em consideração a aquisição, distribuição e uso efetivo dos conhecimentos relacionados às práticas existentes dentro de uma empresa.
Outra questão importante é a de que todos os envolvidos nesses processos, assim com a empresa, são donos e devem usufruir corretamente de tais informações para que a ocorra um aumento de eficiência. Esse conceito tem o objetivo de aumentar o fluxo de informações e a geração de novos conhecimentos em sua empresa.
Veja abaixo 4 dicas essenciais para aplicar uma gestão do conhecimento eficiente!
Crie padrões, mas esteja preparado para mudanças
Cada pessoa possui manias e costumes para realizar qualquer tipo de atividade, sejam estas pessoais ou profissionais. Imagine a seguinte situação: em uma empresa, se um profissional responsável pela execução dos laudos técnicos salvasse tais arquivos em um local que apenas ele soubesse? Ou então, se este usasse uma linguagem que não condiz com os critérios de seu empregador?
A criação de padrões é de extrema importância para que todos possam trabalhar em conjunto sem que haja um caos generalizado em sua empresa. Crie normas e regras para que todos possam se alinhar. Esteja sempre aberto para tirar dúvidas e treinar seus profissionais!
Leve em conta sua cultura organizacional
Com a evolução dos meios de comunicação, é possível acessar qualquer tipo de informação e conhecimento em apenas alguns segundos em frente à um computador ou celular graças a internet. Entretanto, é preciso tomar cuidado com tal situação.
Conhecer novidades sobre a savana africana pode ser muito interessante, mas será que tal informação é útil para as rotinas existentes em sua empresa? Supervisores e gestores precisam filtrar o tipo e a qualidade do conhecimento presente em suas empresas, para que apenas haja aquilo que for necessário para a realização das atividades em sua estrutura empresarial.
Estude a história e a cultura de sua empresa e compreenda como esta atua no mercado de trabalho. Crie um plano de ações visando agregar os conhecimentos mais relevantes!
Crie um ambiente favorável ao diálogo
O material humano de uma empresa pode ser considerado o seu bem mais precioso. Dessa forma, é necessário sempre dialogar com seus profissionais para entender e compreender se estes estão satisfeitos com sua situação trabalhista.
Promova debates para que todos possam expor sua opinião. Receba críticas e elogios da melhor maneira possível e lembre-se que uma ideia para uma mudança positiva em sua empresa pode surgir em uma simples conversa realizada na hora do café!
Use tecnologias inovadoras
Atualmente, existem inúmeras ferramentas tecnológicas que auxiliam no dia a dia profissional. Portanto, um profissional que quer aprimorar suas atividades precisa estar antenado com o que há de mais moderno no mercado de trabalho. Faça cursos, leia reportagens, compreenda as normas regulamentadoras e se prepare para utilizar as inovações técnicas e tecnológicas de sua área de atuação!
A gestão do conhecimento é um conceito que veio para agregar e melhorar o desenvolvimento das empresas. Quais outras dicas você conhece sobre o assunto? Quer fazer algum comentário? Use o espaço abaixo e deixe sua opinião!!!