Gerenciamento de tarefas, colaboradores e processos. Até mesmo trabalhadores mais experientes em seus ofícios acabam se perdendo em meio a tantos afazeres. Como melhorar a gestão de tempo para manter todas as tarefas em dia?

Parece difícil, mas otimizar o tempo e ter um rendimento dobrado no trabalho pode se tornar fácil com a adoção de pequenas mudanças e estratégias. Apresentamos as 04 melhores técnicas para que você aproveite por completo o seu potencial e dobre a sua produtividade!

As melhores dicas para uma gestão de tempo eficiente

Chegou o final do dia. Você percebeu que não conseguiu cumprir sequer metade das suas obrigações. O sentimento é comum no seu cotidiano?

Saiba que você não está sozinho. As pressões e obrigações do ambiente empresarial fazem com que os trabalhadores assumam uma grande carga de afazeres e se sintam cada vez mais cobrados para mostrar eficiência.

Pequenas atitudes fazem a diferença entre aproveitar melhor o tempo e cumprir toda a sua programação ou se desesperar e não conseguir riscar nem metade dos itens da sua agenda diária. Acompanhe as quatro melhores estratégias para uma melhor gestão de tempo em seu trabalho e aumento da produtividade.

1 – Conheça bem a sua equipe

Conhecer o currículo das pessoas do seu time não é suficiente para entender as aptidões de cada um. É preciso saber os pontos fracos e fortes dos membros da equipe e colocá-la na atividade mais adequada para seu perfil, a fim de que utilizem suas capacidades da melhor maneira possível.

Conhecendo bem a sua equipe você pode fazer com que cada colaborador desenvolva novas habilidades e se torne cada vez mais produtivo e eficaz. Assim, você pode distribuir incumbências com maior assertividade.

2 – Elabore listas

É indispensável que você ordene os seus compromissos de acordo com sua prioridade e vencimento. Apenas assim você poderá planejar e acompanhar o desempenho de todas as suas tarefas.

O ideal é que você anote tudo o que tem pra fazer e elabore listas, preferencialmente diariamente. Colocar no papel (ou mesmo em programas especializados) fazem com que você visualize as suas incumbências e tenha uma maior noção do quanto está produzindo durante o dia.

3 – Defina uma metodologia de trabalho

Conhecidas as competências de cada membro da equipe e os afazeres que obrigatoriamente devem ser cumpridos, é hora de partir para a ação. Será necessário definir uma metodologia de trabalho.

Tal atitude promove um engajamento entre todos os colaboradores e a construção de metas a serem alcançadas em conjunto. Padronize processos, fluxos e atividades para conferir agilidade na execução de tarefas, já que assim todos estarão familiarizados com uma rotina (e não perdendo tempo desvendando o que deve ou não ser feito).

4 – Utilize a tecnologia a seu favor

Se fechar para novas tecnologias é o mal do trabalhador moderno. Softwares e aplicativos são essenciais para mapear ineficiências na rotina e entender quanto tempo está sendo gasto em cada atividade a ser desenvolvida no dia a dia.

O uso de aplicações para a simplificação do trabalho e aumento da produtividade, como o app NR12 SemSegredos, capaz de reduzir em cerca de 90% o tempo da elaboração de relatórios, permite que você volte sua atenção estritamente para as suas incumbências, realizando economia de tempo e dinheiro.

E então, já sabe como melhorar sua gestão de tempo e dobrar a produtividade no ambiente de trabalho? Assine nossa newsletter e não perca mais nenhuma dica como esta!